Yuji Naka, produtor do Phantasy Star Online, relembra do jogo 20 anos depois

Lembranças...
O texto que você poderá ler logo abaixo, é uma tradução feita por mim de uma série de entrevistas realizada pelo site Polygon. Tenha em mente que algumas adaptações foram feitas para ajudar no entedimento da entrevista. Então vamos lá!

※ Passe a seta do mouse por cima dos nomes na cor verde clara, para ver os nomes em japonês. As palavras na cor laranja, contam com uma explicação sobre o significado da mesma. Já as palavras na cor rosa, contam com links de redirecionamento.

Como o Dreamcast e o Phantasy Star Online da Sega conectaram o mundo, e inauguraram a verdadeira primeira geração de jogos online de console...


O Phantasy Star Online não foi o primeiro jogo com multiplayer online do Dreamcast. Essa distinção pertence ao ChuChu Rocket!, que foi desenvolvido pela divisão mais famosa da Sega, a Sonic Team, como um tipo de teste de trasmissão de dados como preparação para o PSO. 

Mas o Phantasy Star Online por outro lado, foi o primeiro RPG de Ação online para um console doméstico a reunir milhares de jogadores de todo o mundo nos mesmos servidores, permitindo uma comunicação independentemente da região e do idioma, através do uso de um sistema baseado em ícones.

A Sega já vinha experimentado serviços e tecnologias online há anos, e com o Dreamcast incluíndo um modem em todos os seus exemplares, significava que todo o dono de um Dreamcast em teoria, poderia estar conectado. Por um breve momento, parecia que a tecnologia focada no consumidor de jogos online tinha alcançado as ambições de console da Sega.

Como líder da Sonic Team e produtor do PSO, Yuji Naka, mais tarde se lamentou, pelo o fato de que sua equipe concluiu esse jogo pioneiro bem a tempo de ver a Sega largar o ramo de hardwere. Embora a série continuasse, e eventualmente tenha alcançado sucesso no Game Cube, Xbox e PC, Naka esperava que as vendas do PSO ajudassem a manter o Dreamcast no mercado. Mas infelizmente, o destino do console foi selado bem antes da chegada do PSO.

A inovadora franquia da Sega que gerou vários sucessores como o Phantasy Star UniversePhantasy Star ZeroPhantasy Star Portable, e finalmente o Phantasy Star Online 2 (Que, apesar de ter sido lançado no dia 04 de Julho de 2012 no Japão, chegou recentemente na Ámerica do Norte, mais precisamente no dia 27 de Maio de 2020), este ano completa o seu 20º Aniversário.

E afim de comemorar este aniversário, o site Polygon localizou oito membros da Sonic Team que trabalharam na equipe de desenvolvimento do PSO, para relembrar os 20 anos que se passaram desde a estréia do jogo, compartilhando seus pensamentos sobre os desafios que enfretaram e relebrarem como o PSO reunia milhares de jogadores em todo o mundo para jogarem juntos diariamente.

Como dito mais acima, a entrevista abaixo é a primeira de uma série feita pelo site Polygon. Começando com a entrevista realizada com produtor Yuji Naka via email.

Para os fãs do Phantasy Star Online, o Yuji Naka não precisa de muitas apresentações. Mas para quem não sabia, o Yuji Naka era o chefe da Sonic Team, e foi diretamente responsável ou supervisionou a criação de muitos jogos e franquias icônicas, como, por exemplo, Sonic the HedgehogNights into Dreams, o Phantasy Star original (1987), Burning RangersSonic Adventure, ChuChu Rocket!, Samba de Amigo , e claro, o Phantasy Star Online.

O Yuji Naka deixou a Sega em 2006 para criar o seu próprio estúdio, chamado Prope, onde lançou jogos como Ivy the Kiwi? e Rodea the Sky SoldierEm janeiro de 2018, ele se juntou à Square Enix para trabalhar em um novo jogo de ação, que depois de um tempo revelou-se um jogo de plataforma 3D, chamado Balan Wonderworld.

Entrevista
Polygon (Pergunta): Como produtor do Phantasy Star Online, baseando-se nos jogos que você tinha trabalhado até aquele momento, como, por exemplo, Sonic the Hedgehog, Nights Into Dreams, e etc. Trabalhar no PSO foi diferente de tudo que você já tinha assumido antes. Quais foram os maiores desafios?
Yuji Naka (Resposta): Lembro que o maior desafio... foi tentar descobrir como fazer com que as pessoas de todo o mundo jogassem online em uma época em que a internet ainda não estava disponível em todos os lugares. Quando descobrimos que mesmo com o uso de fibra óptica, as informações viajavam ao redor do mundo apenas sete vezes por segundo, sabíamos que não poderiamos criar jogos da maneira normal. Então, queríamos entender melhor esse ambiente e desenvolvemos o ChuChu Rocket! primeiro, depois pegamos o que aprendemos para desenvolver o Phantasy Star Online.
Polygon (Pergunta): Os outros membros da sua antiga equipe disseram que você tinha várias ideias que não poderiam ficar de fora do jogo. Você se lembra de quais eram esses itens indispensáveis?
Yuji Naka (Resposta): Eu me lembro que o ex-presidente da Sega, Isao Okawa, tinha dito a seguinte frase: "A internet é o futuro!", e depois disso a gente se enforçou para desenvolver um jogo onde permitisse que às pessoas se divertissem jogando online. O método de comunicação seria a chave para o sucesso do jogo, além do Bate-Papo padrão, o suporte ao Symbol Chat (Bate-Papo por Símbolos) e ao Word Select  (escolha de vocábulo) estavam no topo da minha lista de prioridades.

※Nota: O word select (escolha de vocábulo), permitia enviar frases completas predefinidas que eram traduzidas automaticamente para o idioma selecionado do outro jogador.
Polygon (Pergunta)De certa forma, fazia muito sentido para a Sonic Team enfrentar o desafio de desenvolver o PSO, ainda mais levando em conta a sua experiência no passado com a série Phantasy Star original no Master System. O PSO não contava com a lore da série passada, era esperado que os fãs tivessem algum tipo de exposição prévia à série anterior, o que você queria manter dos jogos passados no PSO?

※Nota: Lore é um conjunto de informações sobre um universo ficcional, envolvendo histórias, lendas, línguas, povos, geografia.
Yuji Naka (Resposta)Eu senti que era importante incorporar elementos de fantasia no mundo da ficção científica, então a primeira coisa que fizemos foi criar a melhor representação que pudiamos de um dragão no Dreamcast. Também adicionamos referências aos jogos anteriores para os fãs do Phantasy Star original, então acho que conseguimos agradar os jogadores novos e os fãs da série original.
Polygon (Pergunta): Como que o desenvolvimento do ChuChu Rocket! lhe ajudou com o PSO? O Sonic Adventure também teve algo que pode ser usado para ajudar no desenvolvimento do PSO?
Yuji Naka (Resposta): O ChuChu Rocket! foi desenvolvido como um jogo de quebra-cabeça, mas também foi construído para nos ajudar a descobrir como usar a latência das batalhas ao nosso favor, assim como também entender os possíveis elementos de jogabilidade que poderiamos usar em um jogo online. Acho que a experiência tirada do Sonic Adventure que mais ajudou, foi o sistema de dividir o jogo em partes e aperfeiçoar cada parte antes de juntá-las.
Polygon (Pergunta)O PSO foi desenvolvido numa época em que os jogos online não existiam nos consoles, devido à falta de coisas, como, por exemplo, disco rígido, conexões de Internet estáveis e rápidas o suficiente, e também métodos de comunicação eficazes, como bate-papo por voz e via teclado. Qual dessas coisas foi a mais difícil de superar e como você conseguiu?
Yuji Naka (Resposta): Eu acho que a falta do disco rígido no console foi o maior obstáculo. Esse problema foi o motivo pelo qual pedimos que os consumidores comprassem uma nova versão do jogo intitulada ''Phantasy Star Online Version 2,'' para corrigir alguns bugs de sistema. Foi uma situação infeliz, mas fiquei agradecido que os consumidores ainda pareciam gostar do jogo, apesar do problema.
Polygon (Pergunta)O sistema de bate-papo por ícones do PSO era algo engenhoso, versátil, e divertido de usar. Você poderia fazer muito no editor com apenas alguns botões. Como foram as sessões de design para desenvolvimento desse sistema?
Yuji Naka (Resposta)Quando estávamos criando o sistema de bate-papo por ícones, tinhamos sentido que havia algo faltando nas conversars realizadas apenas via texto e pensavamos em ir além dos simples emojis. Toda a equipe de desenvolvimento ficou muito surpresa com o entusiasmo dos jogadores. Estávamos esperando algumas coisas diferentes, mas ficamos impressionados com a criatividade que vimos vinda dos jogadores.
Polygon (Pergunta)O Symbol Chat (Bate-Papo por Símbolos), Word Select (Escolha de Vocábulo) e a capacidade de tirar Screenshots, foram alguns dos recursos que fizeram do PSO um jogo inovador. Por que você bateu na tecla de que esses recursos deveriam ser incluídos no jogo?
Yuji Naka (Resposta)Foi resultado de uma ideia em querer tirar vantagem do fato de se estar online, e fornecer uma variedade de métodos de comunicação. O recurso de screenshots foi algo que eu criei duas semanas antes do envio da build principal. Era possível salvar apenas uma screenshot no VMU (Cartão de Memória do Dreamcast), mas achei melhor isso do que nada, por isso incorporamos tal possibilidade como um comando secreto. O correto, seria eu ter inventado isso mais cedo durante o desenvolvimento do jogo, mas foi algo que me passou pela minha cabeça assim que o desenvolvimento do jogo estava terminando, e eu estava procurando maneiras de tornar o jogo mais divertido. Isso é algo que acontece muito na segunda metade do desenvolvimento de um jogo, e o ponto crucial onde consideramos quais idéias incorporar e a qual o risco envolvido nisso (Tentando incorporar novas idéias ao jogo nessa fase final).
Polygon (Pergunta)Muitas franquias populares japonesas de jogos multiplayer de RPG de Ação aparecerem depois do surgimento do PSO, como, por exemplo, o Final Fantasy Crystal ChroniclesMonster HunterGod Eater, etc. E embora algumas delas tenham obtido um grande sucesso, parece que nenhum desses jogos conseguiu tomar a coroa do PSO. Eventualmente, o PSO ganhou o prêmio ''Game of the Year''(Jogo do Ano) pelo Japan Game Awards no ano de 2000. Como você se sentiu em relação a isso, fazendo uma retrospectiva em comparação ao momento em que você estava desenvolvendo o jogo?
Yuji Naka (Resposta)Eu fiquei extremamente feliz por receber o prêmio de jogo do ano. Fiquei contente por termos conseguido materializar a visão do presidente Isao Okawa, e sermos reconhecidos como os pioneiros em jogos online (Pela indústria). Existem muitas diferenças entre MMOs e jogos multiplayer online, por isso é meio difícil comparar, mas acho que Final Fantasy XIFinal Fantasy XIV e Monster Hunter são ótimos jogos e espero que esses jogos continuem nos levando ainda mais longe no reino dos jogos online.
Polygon (Pergunta)Quais as principais coisas que ficaram fora do jogo e você que gostaria de ter incluido, mas não conseguiu por causa do orçamento, especificações de console, ou relacionado a programação?
Yuji Naka (Resposta): O que não conseguimos incluir no PSO, incluímos no PSO Version 2 para o Dreamcast e na versão para o Game Cube chamada PSO Episode I & II. A versão do jogo para o Game Cube, veio com recursos adicionais, por isso foi uma experiência gratificante poder criar um jogo em que fomos capazes de realizar tudo o que nos propusemos a fazer.
Polygon (Pergunta)Uma outra coisa bem inovadora do jogo foi o sistema de Mag, onde os jogadores tinham meio que pets dinâmicos. Levá-los até o seu potencial máximo era quase que um outro jogo. Parece que foi um sistema bem complicado de se introduzir em um jogo já complicado por si só, com o pioneiro PSO. Quem teve essa ideia e como foi a reação interna?
Yuji Naka (Resposta)O sistema de Mag era para inicialmente ser algo muito mais desenvolvido, contando com um pet animado como se fosse um tipo de criatura, mas por várias razões, tivemos que limitar esse pet para um objeto flutuando sobre ombro do personagem do jogador. Nas primeiras apresentações conceituais do PSO, tínhamos uma criatura semelhante a um monstro que evoluia ao longo da progressão no jogo. Se essa ideia tivesse sido iluminada (Levada à frente), poderíamos ter visto um tipo diferente de PSO.
Polygon (Pergunta)O PSO ganhou muitos prêmios. Considerando a quantidade de desafios que a sua equipe enfrentou, deve ter sido um grande alívio ver que as realizações do PSO foram amplamente reconhecidas pela mídia de jogos e pelos jogadores?
Yuji Naka (Resposta)Sim, eu me lembro que recebemos muito reconhecimento da mídia estrangeira e fiquei muito feliz em ver isso.

Logo após o lançamento do PSO, a Sega anunciou o fim da produção do Dreamcast e eu esperava que as vendas do PSO ajudassem a manter o console vivo. O PSO só foi possível devido à existência do Dreamcast. Foi lamentável que tenhamos literalmente criado um jogo com a visão de transmitir um "Sonho" (Dream), e apenas um mês antes do anúncio do cancelamento da produção do Dreamcast tinhamos lançado o jogo.
Polygon (Pergunta)O jogo possuia um estilo único e os designs dos personagens eram tão populares, que não era difícil ver jogadores em outros jogos como o Final Fantasy XIV nomearem os seus personagens com os nomes das classes do PSO, como "Racaseal". Além da qualidade do jogo, como você acha que os designs dos personagens foram cruciais para o sucesso do PSO?
Yuji Naka (Resposta)Eu acho que o apelo dos personagens é um reflexo da qualidade da jogabilidade, então eu creio que os fãs do jogo passaram a amar os personagens como conseqüência por apreciarem o jogo. Sou muito agradecido por isso.
Polygon (Pergunta)Olhando para trás, o PSO agora tem quase 20 anos. Como você se sente em relação ao jogo, fazendo uma pequena retrospectiva, e o que você acha que foi o legado dele?
Yuji Naka (Resposta)Eu sinto que o maior impacto que tivemos, foi ter conseguido provar que eramos capazes criar um jogo online em um console doméstico. Muitas pessoas me disseram que usaram o PSO como uma referência para estudar jogos online. Eu acho que com isso, a gente contribuiu para a indústria de games.
Polygon (Pergunta)Você teve tanto sucessos marcantes com o Sonic Team e também muitos jogos aclamados pela crítica, mas talvez alguns outros subestimados, como o Nights Into Dreams, Burning Rangers e o Billy Hatcher and the Giant Egg. Onde você classificaria o PSO no catálogo da Sonic Team?
Yuji Naka (Resposta)Não quero classificar os títulos nos quais já trabalhei, pois todos são muito queridos para mim, mas o PSO provavelmente viria depois de Sonic e do Nights.
Polygon (Pergunta)Por fim, obviamente você já não trabalha mais para a Sega, mas muitas pessoas ainda gostariam de estar jogando este jogo. O que você diria para esses fãs que amam o PSO há tanto tempo?
Yuji Naka (Resposta)Atualmente, eu trabalho na Square Enix, portanto, vocês teriam quer ver isso diretamente com Sega sobre quem sabe um reboot do PSO. Além disso, por favor deem uma olhada no próximo jogo em que estou trabalhando na Square Enix.
Via: polygon.com

PSO2 Puso Ni Comi (Anime)

Anime
Venho compartilhar com vocês as traduções dos episódios do Phantasy Star Online 2 Puso Ni Comi, um anime derivado de um web mangá de mesmo nome lançado originalmente no site do Phantasy Star Online 2. 
※ Aceito críticas construtivas sobre as legendas. Fique ciente de que sou um fã da série como você, que por ventura resolveu traduzir os episódios.

※ Passe a seta do mouse por cima dos nomes na cor verde clara, para ver os nomes em japonês. As palavras na cor laranja, contam com uma explicação sobre o significado da mesma. Já as palavras na cor rosa, contam com links de redirecionamento. 

Sinopse
No anime Puso Ni Comi nós iremos acompanhar um pouco da vida cotidiana de alguns dos membros dos ARKS (Os jogadores).

O anime foi ao ar gratuitamente no dia 8 de Janeiro de 2019, através dos canais oficiais da franquia Phantasy Star no Youtube e no Nico Nico.

※ Passe a seta do mouse por cima dos nomes listados logo abaixo, para navegar entre as abas.
 [tab] [content title="Personagens"]
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Personagens Principais
Mitarashi (Dubladora: Rui Tanabe)

Uma ARKS sincera que ama a roupa ARKS Jersey; ela é praticamente o mesmo tipo de pessoa dentro e fora do jogo.
Tetra (Dubladora: Rie Hikisaka)

Um estudante universitário que gasta seu salário de meio período em scratches; na vida real é um homem.
Ichika (Dubladora: Aki Kanada)

Um Deuman chuunibyou que na vida real é uma garota que está no ensino médio.
Makino (Dubladora: Sayaka Senbongi)

Uma Newman descontraída, mas maternal; na vida real é uma mulher idosa que adora jogar video games.
Zekuto (Dublador: Tomohiro Satō)

O nome completo do personagem é "Magical Robot☆Zekuto;" Parece ser uma pessoa idosa na vida real, mas na verdade isso ainda é um mistério.
Dolce (Dubladora: Ayaka Shimizu)

Uma Caseal habilidosa que auxilia o Makino enquanto ambos mantém suas identidades em segredo; na vida real, ela é uma colegial que é neta da Makino.
 [/content] [content title="Anime"]
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Lista de Episódios
Logo abaixo você irá encontrar os episódios do anime Phantasy Star Online 2 Puso Ni Comi para baixar. Todos contam com legenda em Português do Brasil feitas por mim.

Segunda Temporada (Season 2)
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  • Episódio 01720p |   ?? MB  [Google Drive] v1

Primera Temporada (Season 1)
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  • Episódio 01720p |   72 MB  [Google Drive] v2
  • Episódio 02720p |   81 MB  [Google Drive] v1
  • Episódio 03720p |   81 MB  [Google Drive] v3
  • Episódio 04720p |   86 MB  [Google Drive] v1
  • Episódio 05720p |   86 MB  [Google Drive] v1
  • Episódio 06720p |   77 MB  [Google Drive] v2
  • Episódio 07720p |   92 MB  [Google Drive] v1
  • Episódio 08720p |   86 MB  [Google Drive] v1
  • Episódio 09720p |   85 MB  [Google Drive] v2
  • Episódio 10720p |   87 MB  [Google Drive] v2
  • Episódio 11720p | 116 MB  [Google Drive] v1
  • Episódio 12720p |   92 MB  [Google Drive] v1
  • Episódio 13720p |   88 MB  [Google Drive] v1
  • Episódio 14720p | 117 MB  [Google Drive] v1
  • Episódio 15720p | ??? MB  [Google Drive] v0
  • Episódio 16720p | ??? MB  [Google Drive] v0
  • Episódio 17720p | ??? MB  [Google Drive] v0
  • Episódio 18720p | ??? MB  [Google Drive] v0
  • Episódio 19720p | ??? MB  [Google Drive] v0
  • Episódio 20720p | ??? MB  [Google Drive] v0

※ A senha de para descompactação dos arquivos em rar se chama [Puso Ni Stela], assim como o nome do blog.

※ Os [v?] significam em qual a versão a legenda se encontra, as vezes elas possuem algum erro (que foram corrigidos) ou simplesmente eu realizei adições singelas nelas.  

※ Para assistir tais episódios, recomendo que usem o player de video chamado VCL. 

Atualizações sobre as Traduções
[11 de Abril de 2019] A partir do episódio 13, a palavra ''velhote'' será substituída por ''Tiozão''. Creio que assim seja melhor para um entendimento geral.

[21 de Abril de 2019] Durante o evento Phantasy Star Thanks Festa realizado no espaço Port Messe Nagoya na cidade de Nagoia, foi revelado que o anime contará com 20 episódios.

[21 de Maio de 2019] O tamanho dos arquivos do anime foram reduzidos. A média geral deles eram de 290 MB, agora estão em 100 MB.
 [/content] [content title="Keywords"]
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Keywords
No final de cada episódio uma Keyword (Palavra Chave) é revelada para que o jogador ganhe um item chamado de Puso Comic Memory, esse item é usado com uma moeda de troca no Puso Comic Memory Exchange dentro do jogo.

A Keyword de cada episódio será postada logo abaixo, depois basta copiá-la aqui do blog e colar a mesma no chat do jogo entre os dias também descritos logo abaixo. 
Segunda Temporada (Season 2)
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Episodio 1: Cole ou digite no chat a Keyword アニメぷそ煮コミおかわり (Tradução da Frase: Mais do Anime Puso Ni Comi) entre os dias 07 de Abril de 2020 e 31 de Março de 2021 até as 23:59 no horário do Japão e ganhe 1x Pusoni Memory 3.
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Primeira Temporada (Season 1)
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Episodio 1: Cole ou digite no chat a Keyword アニメぷそ煮コミ配信中 (Tradução da Frase: O Anime Puso ni Comi está no Ar) entre os dias 08 de Janeiro de 2019 e 08 de Janeiro de 2020 até as 23:59 no horário do Japão e ganhe 1x Puso Comic Memory.
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Episodio 2: Cole ou digite no chat a palavra chave 年齢はファンタジー (Tradução da Frase: Idade é uma Fantasia) entre os dias 15 de Janeiro de 2019 e 08 de Janeiro de 2020 até as 23:59 no horário do Japão e ganhe 1x Puso Comic Memory.
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Episodio 3: Cole ou digite no chat a Keyword 中の人ちゃんといた (Tradução da Frase: A pessoa ali está bem) entre os dias 22 de Janeiro de 2019 e 08 de Janeiro de 2020 até as 23:59 no horário do Japão e ganhe 1x Puso Comic Memory..
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Episodio 4: Cole ou digite no chat a Keyword ハンス最高 (O Hans é o melhor) entre os dias 29 de Janeiro de 2019 e 08 de Janeiro de 2020 até as 23:59 no horário do Japão e ganhe 1x Puso Comic Memory.
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Episodio 5: Cole ou digite no chat a Keyword 個人情報には気を付けよう (Tradução da Frase: Tome cuidado com os seus dados) entre os dias 05 de Fevereiro de 2019 e 08 de Janeiro de 2020 até as 23:59 no horário do Japão e ganhe 1x Puso Comic Memory.
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Episodio 6: Cole ou digite no chat a Keyword めっちゃ重要 (Tradução da Frase: Isso parece algo muito importante) entre os dias 12 de Fevereiro de 2019 e 08 de Janeiro de 2020 até as 23:59 no horário do Japão e ganhe 1x Puso Comic Memory.
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Episodio 7: Cole ou digite no chat a Keyword 踏まれたい (Tradução da Frase: Pise em mim) entre os dias 19 de Fevereiro de 2019 e 08 de Janeiro de 2020 até as 23:59 no horário do Japão e ganhe 1x Puso Comic Memory.
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Episodio 8: Cole ou digite no chat a Keyword 自キャラ最高 (Tradução da Frase: O meu personagem é o melhor) entre os dias 26 de Fevereiro de 2019 e 08 de Janeiro de 2020 até as 23:59 no horário do Japão e ganhe 1x Puso Comic Memory.
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Episodio 9: Cole ou digite no chat a Keyword メカアニメによくあるやつ (Tradução da Frase: Como nos animes de mecha) entre os dias 05 de Março de 2019 e 08 de Janeiro de 2020 até as 23:59 no horário do Japão e ganhe 1x Puso Comic Memory.
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Episodio 10: Cole ou digite no chat a Keyword おっさんじゃないけど (Tradução da Frase: Eu não sou um tiozão) entre os dias 12 de Março de 2019 e 08 de Janeiro de 2020 até as 23:59 no horário do Japão e ganhe 1x Puso Comic Memory.
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Episodio 11: Cole ou digite no chat a Keyword 感謝祭で会った? (A gente se esbarrou na Thanks Festa?) entre os dias 19 de Março de 2019 e 08 de Janeiro de 2020 até as 23:59 no horário do Japão e ganhe 1x Puso Comic Memory.
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Episodio 12: Cole ou digite no chat a Keyword リアルで近い人? (Tradução da Frase: Elas se conhecem na vida real?) entre os dias 26 de Março de 2019 e 08 de Janeiro de 2020 até as 23:59 no horário do Japão e ganhe 1x Puso Comic Memory.
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Episodio 13: Cole ou digite no chat a Keyword PSO2の日サイコー (Tradução da Frase: O PSO2 Day é demais) entre os dias 01 de Abril de 2019 e 08 de Janeiro de 2020 até as 23:59 no horário do Japão e ganhe 1x Puso Comic Memory.
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Episodio 14: Cole ou digite no chat a Keyword リアルよりバーチャル (Tradução da Frase: Real e Virtual) entre os dias 09 de Abril de 2019 e 08 de Janeiro de 2020 até as 23:59 no horário do Japão e ganhe 1x Puso Comic Memory.
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Episodio 15: Cole ou digite no chat a Keyword 温泉回 (Tradução da Frase: O episódio das fontes termais) entre os dias 16 de Abril de 2019 e 08 de Janeiro de 2020 até as 23:59 no horário do Japão e ganhe 1x Puso Comic Memory.
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Episodio 16: Cole ou digite no chat a Keyword ガチ拒否じゃん (Tradução da Frase: Mandou pra longe) entre os dias 23 de Abril de 2019 e 08 de Janeiro de 2020 até as 23:59 no horário do Japão e ganhe 1x Puso Comic Memory.
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Episodio 17: Cole ou digite no chat a Keyword 6年前何してた? (Tradução da Frase: O que você estava fazendo há 6 anos atrás?) entre os dias 30 de Abril de 2019 e 08 de Janeiro de 2020 até as 23:59 no horário do Japão e ganhe 1x Puso Comic Memory.
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Episodio 18: Cole ou digite no chat a Keyword 夜食テロ (Tradução da Frase: Terror no lanche da meia-noite.) entre os dias 07 de Maio de 2019 e 08 de Janeiro de 2020 até as 23:59 no horário do Japão e ganhe 1x Puso Comic Memory.
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Episodio 19: Cole ou digite no chat a Keyword ぷそ煮オリジナル回 (Tradução da Frase: Puso Ni Episódio Original) entre os dias 14 de Maio de 2019 e 08 de Janeiro de 2020 até as 23:59 no horário do Japão e ganhe 1x Puso Comic Memory.
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Episodio 20: Cole ou digite no chat a Keyword 煮コミュニケーション (Tradução da Frase: Reflexão de Comunicação) entre os dias 21 de Maio de 2019 e 08 de Janeiro de 2020 até as 23:59 no horário do Japão e ganhe 1x Puso Comic Memory.
 [/content] [content title="Exchange Shop"]
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Exchange Shop
Um Exchange Shop (Loja de Troca) com itens baseados no anime Phantasy Star Online 2 Puso Ni Comi foi disponibilizado dentro o Phantasy Star Online 2.
Para acessar este shop, primeiro vá para a Shop Area e procure pelo Badge & Memory Exchange Shop - Nanon, localizado no lado esquerdo do telão principal. 

Agora fale com a NPC de cabelo loiro chamada Nanon para acessar de fato o Badge & Memory Exchange Shop - Nanon. Um menu com algumas opções irá se abrir, clique na segunda opção de cima para baixo chamada Memory Exchange, depois clique na sexta opção de cima para baixo chamada Puso Comic Memory Exchange, para ver os itens disponíveis para a troca.

※ Para obter os itens deste Shop, você deverá ter em mãos os itens de troca chamados Puso Comic Memory, Puso Comic Memory 2 ou Pusoni Memory 3. Tais itens de troca podem ser obtidos por meio de Campanhas, Client Orders, na compra de certos produtos como Revistas, CDs, DVDs, ou através das Keywords divulgadas no final dos episódios do Anime.

Puso Comic Memory Exchange

 O Puso Comic Memory Exchange recebeu novos itens no dia dia 21 de Agosto de 2019. Os novos itens vão estar marcados de vermelho logo abaixo.
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Nome do ItemDescriçãoCusto de Troca
ぷそ煮コミメモリ
Puso Comic Memory
 
Tapete

1x Puso Comic Memory 2
ぷそ煮コミ猫ノ宮マット
Puso Comic Nekomiya Mat
 
Tepete

1x Puso Comic Memory 2
ぷそ煮コミ水着マット
Puso Comic Swimsuit Mat
 
Tepete

1x Puso Comic Memory 2
女性共通みたらしボイス
All Female Voice Mitarashi
 
Voz

2x Puso Comic Memory 2
女性共通テトラボイス
All Female Voice Tetra
 
Voz

2x Puso Comic Memory 2
弾性共通§イチカ§ボイス
All Male Voice § Ichika §
 
Voz

2x Puso Comic Memory 2
§イチカ§ヘアー
§ Ichika § Hair
 
Cabelo

4x Puso Comic Memory 2
ぷそ煮コミみたらしマット
Puso Comic Mitarashi Mat
 
Tepete

1x Puso Comic Memory
ぷそ煮コミテトラマット
Puso Comic Tetra Mat
 
Tepete

1x Puso Comic Memory
ぷそ煮コミイチカマット
Puso Comic Ichika Mat
 
Tepete

1x Puso Comic Memory
ぷそ煮コミコミゼクトマット
Puso Comic Zekuto Mat
 
Tepete

2x Puso Comic Memory
ぷそ煮コミ牧野マット
 Puso Comic Makino Mat
 
Tepete

2x Puso Comic Memory
ぷそ煮コミドルチェマット
Puso Comic Dolce Mat
 
Tepete

2x Puso Comic Memory
アークスジャージーM[Ba]
ARKS Jersey M[Ba]
 
Roupa

4x Puso Comic Memory
アークスジャージーF[Ba]
ARKS Jersey F[Ba]
 
Roupa

4x Puso Comic Memory
487「イチカ&テトラポーズ」
487「Ichika & Tetra Pose」
 
Lobby Action

6x Puso Comic Memory
 [/content] [content title="Campanhas"]
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Campanhas
Em comemoração ao lançamento do segundo volume do mangá físico chamado Phantasy Star Online 2 Puso Comic (Dengeki Comics EX) Vol 2, algumas campanhas serão realizada!
Confira logo abaixo os detalhes sobre cada uma dessas camapanhas de comemoração.


Campanha Converse no Group Chat
Durante o período de duranção desta campanha, os jogadores deverão falar algo no Group Chat (Chat de Grupo) para receber um presente!

Período de duração da Campanha
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21 de Agosto (2019) ~ 11 de Setembro (2019)
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Presente
Data de Distribuição
Final de Setembro (2019)
※ Basta digitar qualquer palavra no Group Chat para receber o presente desta campanha Converse no Group Chat.

Campanha Login
Durante o período de duranção desta campanha, os jogadores que fizerem login no Phantasy Star Online 2 vão receber alguns presentes!

Período de duração da Campanha
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29 de Agosto (2019) ~ 11 de Setembro (2019)
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※ As Bonus Key possuem um prazo de válidade para a sua utilização, então use elas dentro do prazo estipulado.

Além disso, os jogadores que fizerem login no Phantasy Star Online 2 por um determinado número de dias, durante o período de duração da Campanha Login, vão receber alguns presentes extras!
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lém disso, os jogadores que fizerem login no Phantasy Star Online 2 por um determinado número de dias durante o período de duração da Campanha Login, vão receber a
 [/content] [content title="Eventos"]
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Eventos
Em comemoração ao lançamento do segundo volume do mangá físico chamado Phantasy Star Online 2 Puso Comic (Dengeki Comics EX) Vol 2, um concurso especial será realizado!


Confira logo abaixo os detalhes sobre esse concurso de comemoração.
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Concurso - Puso Ni Comi General Election
Durante o período de duranção deste concurso, os jogadores terão a chance de votar nos seus personagens favoritos do anime Phantasy Star Online 2 Puso Ni Comi
Período de duração do Concurso
28 de Agosto (2019) ~ 11 de Setembro (2019)
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Regras Gerais do Concurso e Etc
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      • O jogador poderá voltar uma vez por dia em cada uma das divisões.
      • Em cada divisão se pode votar duas vezes.
      • Você não pode votar duas vezes seguidas no mesmo personagem ou dupla.
      • É possível votar novamente após à meia-noite no horário do Japão
      • Antes do encerramento, um resultado parcial será disponibilizado.
      • Itens baseados nos personagens vencedores de cada divisão serão criados.
      • Este itens serão Pôsteres com artes inéditas para o My Room.
      Veja como Votar...
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      Passo 1: Acesse a página oficial do concurso através deste link.
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      Passo 2: Role a página para baixo e escolha qual divisão você deseja votar primeiro, se a é Solo (Esquerda), ou a de Duplas (Direita)
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      Passo 3: Clique no botão azul escrito Votar, abaixo do seu personagem.
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      Passo 4: Após clicar no botão Votar, um janela de pop-up pedindo que você confirme o seu voto irá aparecer. Basta clicar na opção do lado esquerdo escrito Sim, para confirmar o seu voto.
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       [/content] [content title="Client Orders"]
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      Client Orders
      Os NPCs dos personagens MitarashiTetra e Ichika, vão estar na Shop Area do Phantasy Star Online 2 disponibilizando algumass Client Orders para os jogadores. 


      O jogadores que fizerem essas Client Orders vão receber alguns itens como recompensa. Confira  logo abaixo.

      Mitarashi


      クライアントオーダーごっこやぞ!
      • Objetivo: Faça a [Forest Exploration] em qualquer dificuldade.
      • ※ Faça com apenas a Mitarashi na sua Party.
      • ※ Essa Client Order só pode ser feita uma vez.
      物欲センサーをぶっ飛ばせ!
      • Objetivo: Faça uma Recommended Quest e receba um precente qualquer.
      • ※ Consiga Rank A ou superior para receber o presente.
      • Recompensa: 1x Tokyo Bonus Key [Gold]
      • ※ Essa Client Order só pode ser feita uma vez.
      全員そろってクエストへ!
      • Objetivo: Faça a [Enchanted Forest Explorationem qualquer dificuldade.
      • ※ Faça com apenas a Mitarashi, Tetra, e o  § Ichika § na sua Party.
      • Recompensa: 1x Puso Comic Memory 2
      • ※ Essa Client Order pode ser refeita após 22 horas.
      Tetra


      『PSO2』グルメを極めましょう!
      §Ichika§


      俺のファントムを見せてやるぜ!
      • Objetivo: Faça a [Facility Exploration] em qualquer dificuldade
      • ※ Faça com apenas com o §Ichika§ na sua Party.
      • ※ Essa Client Order só pode ser feita uma vez.
      憧れのあの人に
       [/content] [content title="Produtos"]
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      Mangá Físico 1
      O web mangá Phantasy Star Online 2 Puso Comic ganhou uma versão física, essa versão se chama Phantasy Star Online 2 Puso Comic (Dengeki Comics EX) Vol 1! Ela é exatamente a mesma encontrada de graça do site do jogo, a única diferença óbvia, é que ela agora é um mangá físico, e além disso também conta com alguns bônus pela compra.
      Na compra deste volume, como citado acima, você irá receber um bônus, este bônus será um código de resgate (Item Code) que irá lhe dar alguns benefícios dentro do jogo. Mais abaixo você poderá conferir os detalhes sobre estes benefícios. 
      Detalhes
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          Benefícios do Código de Resgate
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          Nome do ItemDescrição
          486「ぷそ煮キャラポーズ」
          486「Puso Character Pose」

          Lobby Action
          ぷそ煮コミメモリ ×4個
          4x Puso Comic Memory

          Item de Troca
          ※ A lobby Action do Mangá Físico 1, pode ser vendida no my shop dentro do jogo. Além disso, as pessoas que comprarem a versão Kindle deste mangá, não vão receber o bônus de código de resgate.

          Mangá Físico 2
          web mangá Phantasy Star Online 2 Puso Comic ganhou uma mais uma versão física, essa versão se chama Phantasy Star Online 2 Puso Comic (Dengeki Comics EX) Vol 2! Ela é exatamente a mesma encontrada de graça do site do jogo, a única diferença óbvia, é que ela agora é um mangá físico, e além disso também conta com alguns bônus pela compra.
          Na compra deste volume, como citado acima, você irá receber um bônus, este bônus será um código de resgate (Item Code) que irá lhe dar alguns benefícios dentro do jogo. Mais abaixo você poderá conferir os detalhes sobre estes benefícios. 
          Detalhes
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              Benefícios do Código de Resgate
              |
              Nome do ItemDescrição
              544「ぷそ煮エンドカード」 
              544「Puso Ni End Card」

              Lobby Action
              ぷそ煮コミメモリ2 ×4個
              4x Puso Ni Comi Memory 2

              Item de Troca
              ※ A lobby Action do Mangá Físico 2, pode ser vendida no my shop dentro do jogo. Além disso, as pessoas que comprarem a versão Kindle deste mangá, não vão receber o bônus de código de resgate.

              CD
              CD intitulado Nico☆mmunication será colocado à venda! Este CD conta com cinco versões da música tema do anime Phantasy Star Online 2 Puso Ni Comi, chamada Nico☆mmunication. Além disso, esse CD contará com alguns bônus pela compra.
              Na compra deste CD, como citado acima, você irá receber um bônus, este bônus será um código de resgate (Item Code) que irá lhe dar alguns benefícios dentro do jogo. Mais abaixo você poderá conferir os detalhes sobre estes benefícios.
               
              Detalhes
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                  |
                  Faixas
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                      • 1.「煮コ☆ミュニケーション」 歌:あまね+ビートまりお(COOL&CREATE)
                      • 2.「煮コ☆ミュニケーション」(みたらし ver.) 歌:みたらし(CV:田辺留依)
                      • 3.「煮コ☆ミュニケーション」(テトラ ver.) 歌:テトラ(CV:引坂理絵)
                      • 4.「煮コ☆ミュニケーション」(みたらし&テトラ ver.) 歌:みたらし&テトラ(CV:田辺留依&引坂理絵)
                      • 5.「煮コ☆ミュニケーション」(Instrumental)
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                      Benefícios do Código de Resgate
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                      Nome do ItemDescrição
                      煮コ☆ミュニケーション
                      Niko☆mmunication

                      Disco de Música
                      CDパッケージマット14
                      CD Package Mat 14

                      Tapete
                      ぷそ煮コミメモリ ×4個
                      4x Puso Comic Memory

                      Item de Troca
                      ※ Os itens acima tirando o Puso Comic Memory, podem ser vendidos no my shop dentro do jogo. O código de resgate que acompanha esta CD, poderá ser resgato até as 23:59 do dia 31 de Março de 2021 no Horário do Japão.

                      Blu-Ray & DVD
                      Uma versão em Blu-ray e outra em DVD intituladas de Puso Ni Comi Anime [Blu-ray] e Puso Ni Comi Anime [DVD]serão colocadas à venda! Tanto a versão Blu-Ray quanto a versão DVD, vão contar com os vintes episódios do anime Phantasy Star Online 2 Puso Ni Comi, originalmente lançados no canal oficial da série Phantasy Star no YouTube. Além disso, como de praxe, a pessoas que comprarem algumas dessa versões, Vão receber alguns bônus.
                      Como dito mais acima, na compra do Blu-Ray ou do DVD, você irá receber um bônus. Este bônus será um código de resgate (Item Code) que irá lhe dar alguns benefícios dentro do jogo. Mais abaixo você poderá conferir os detalhes sobre estes benefícios.
                      Detalhes
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                          Blu-Ray
                          DVD

                          Ambos
                          • Idioma: Japonês
                          • Número de Discos: 1
                          • Diretor: Yujin Asa
                          • Publisher: Pony Canyon
                          • Tempo de Duração: 60 Minutos
                          • Produção: SEGA Games e Point Pictures
                          • Criador: Pekeko
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                          Personagens e Dubladores
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                              Benefícios do Código de Resgate
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                              Nome do ItemDescrição
                              アークスジャージーM[Ou]
                              Arks Jersey M [Ou]
                               
                              Roupa
                              アークスジャージーF[Ou]
                              Arks Jersey F [Ou]
                               
                              Roupa
                              ジャージステッカー
                              Jersey Sticker

                              Adesivo
                              ぷそ煮コミメモリ ×12
                              12x Puso Comic Memory

                              Item de Troca
                              ※ Os itens acima tirando o Puso Comic Memory, podem ser vendidos no my shop dentro do jogo.|
                               [/content] [/tab]